Os líderes nascem feitos ou podem ser formados?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vivemos há séculos com um mito nocivo sobre a liderança. Esse mito apregoa que a liderança é um destino, reservado somente para alguns de nós. O mito é reforçado diariamente sempre que alguém pergunta: “Os líderes nascem feitos ou podem ser formados?”

É claro que todos os líderes nascem ou são natos. Assim como todos os atletas, estudiosos, artistas, contadores, vendedores e treinadores. E daí? O importante e fundamental é o que você faz com o que tem entre o seu nascimento até o presente momento.

A liderança não está mais – ou menos – contida em um gene do que outras competências. Não é um lugar, não é uma posição, nem um código secreto indecifrável pelas pessoas comuns. A liderança é um conjunto observável de habilidades, conhecimentos e, principalmente, de práticas e comportamentos.

o-lider-que-os-jovens-desejam-866x390

É claro que certas pessoas são melhores do que outras nesse aspecto. Mas, novamente, é daí? Quanto mais atribuirmos a liderança a um conjunto de traços inerentes de personalidade, mais abandonaremos nossa própria responsabilidade de nos transformar no melhor que podemos ser. Quanto mais tempo esperarmos pela ajuda dos geneticistas para selecionar os melhores e mais talentosos, mais evitaremos assumir responsabilidade pessoal por aquilo que fazemos agora.

Só conseguiremos identificar quantos líderes bons existem de verdade se admitirmos que a liderança é um conjunto de práticas assimiláveis. Nosso potencial completo de liderança só será revelado se admitirmos que nós somos capazes de aprender a nos tornar melhores líderes. É com esse espírito que abordamos o processo de desenvolvimento da liderança.

Não é a falta de um potencial de liderança que inibe o surgimento de mais líderes, mas a permanência do mito de que a liderança não pode ser ensinada. Esse mito recorrente é um empecilho mais poderoso ao desenvolvimento da liderança do que a natureza da pessoa ou as bases do processo de liderança.

Sabemos que você é capaz de aprender a ser um líder melhor, e o convidamos a prosseguir conosco, através dos nossos workshops, na sua jornada contínua de aprendizado.

Em vez de encararmos a liderança como um conjunto inato de traços característicos – uma profecia autorrealizável que condena a sociedade a ter apenas um punhado de bons líderes -, seria bem mais saudável e proveitoso aceitarmos o fato de que qualquer um pode aprender a ser líder.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>