3 fatores pouco conhecidos que podem afetar seu desempenho como líder

11 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 11 11 Flares ×

autoconhecimento.jpg

1º fator: Conserve sua equipe motivada
Para manter sua equipe motivada é preciso que você domine quatro ferramentas não-financeiras eficazes. São elas:
 Reconhecimento
Os líderes reconhecem e recompensam o que os indivíduos fazem para contribuir com a visão e os valores. Bons líderes expressam sua apreciação de forma bem mais ampla que o sistema formal de avaliação de desempenho da empresa. Eles dizem “obrigado”, seja enviando bilhetes, entregando pessoalmente prêmios, ouvindo sem interromper, eles descobrem o que é encorajador, conversam com seus liderados e reconhecem todo tipo de contribuição
 Comemoração
Ao comemorar as conquistas de forma visível e em locais de reunião, os líderes criam o senso comunitário e mantêm o espírito de equipe. A interação social aumenta o comprometimento das pessoas com padrões grupais e têm um efeito profundo sobre seu bem-estar. Eis duas ações que podem ser adotadas para comemorar os valores e vitórias de uma forma eficiente: 1) Planeje uma comemoração o mais rápido possível para demonstrar coragem, espalhar alegria e cuidar das pessoas, dos produtos e dos processos. 2) Reforce os valores-chave nas comemorações. Esteja preparado para, em qualquer oportunidade, reforçar a cultura e pergunte-se constantemente: Que valores devemos exaltar? Que visões desejamos realizar? Que comportamentos queremos reforçar?

 Clareza na missão
Você não pode ter dúvidas sobre sua missão. Às vezes as crises dispersam o foco que deveria concentrar-se na missão. No entanto, para alcançar seus objetivos, a equipe deve conhecer seus destino e empenhar-se para chegar lá. Esclareça onde está a montanha e convoque todos para escalá-la.
 Ambiente de realizações e desafios
Crie um ambiente de trabalho com as doses certas de realização e desafio. Todos precisam sentir que já se escalou boa parte da montanha, mas que ainda não se chegou ao topo. Os líderes capazes de instilar ânimo persistente na equipe desfrutará da verdadeira vantagem competitiva.

2º fator: Esclareça os valores
Quando você pensa num líder que você seguiria de boa vontade vai observar que ele leva muito a sério as questões de princípios. Uma boa liderança pede um inabalável compromisso com um conjunto de valores. Se você quiser arrastar outras pessoas com você, o pré-requisito é que você seja uma pessoa de valores.
Valores não são obviedades como: “aqui enfrentamos a realidade”, “vivemos a excelência”, “somos comprometidos”. Apesar de soarem bem, não descrevem comportamentos reais. Para esclarecer os valores que a sua equipe deve seguir é preciso que esses valores convertam-se em comportamentos específicos, práticos, tão descritivos que deixam pouco espaço para a imaginação. Sem valores claros a missão da sua empresa ou do seu setor ficam à deriva, ficam sem sustentação.
Por exemplo, vamos estudar um valor muito cultivado pelos líderes vencedores: “Aqui trabalhamos em equipe”. Esse valor, apresentado dessa forma, é óbvio. Vamos torná-lo específico, prático e vívido.

TRABALHO EM EQUIPE
Definição:
Buscar o bem comum que traga resultados à empresa, trabalhando e compartilhando informações e esforços. Comportamentos: 1) Fomentar a união em prol do objetivo em comum, anulando o “eu”, buscando sempre o “nós”; 2) Respeitar as diferenças e tratar as pessoas como gostaria de ser tratado; 3) Integrar e harmonizar os setores ou membros de uma mesma equipe; 4) Fazer esforço coletivo buscando alternativas eficazes para sustentar o trabalho em desenvolvimento e 5) Compartilhar ideais, informações e ferramentas visando a eficácia.

3º fator: Crie um clima de confiança
A turbulência crescente do mercado brasileiro exige, mais do que nunca, que você obtenha colaboração. A colaboração é uma competência estratégica para obter e manter um alto desempenho. Em ambientes que tentam fazer mais com menos, as estratégias competitivas perdem para as estratégias cooperativas. No âmago da colaboração está a confiança.
Para construir e manter as conexões sociais, é necessário que você confie nos outros, e que os outros confiem em você. Confiança não é somente aquilo que está em sua mente; é também aquilo que está em seu coração. A confiança é um bem precioso. Como líder, enquanto você tiver a confiança da sua equipe, você terá sempre com quem contar.
Esses fatores podem dar a você o direito de conquistar o respeito para liderar por meio do envolvimento e da ação direta. As pessoas, em primeiro lugar, seguem o líder, depois o plano.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>